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Tecnologia

China tem novo recorde de velocidade com Maglev

A Corporação de Ciência e Indústria Aeroespacial da China (CASIC), principal fabricante de mísseis do país, alcançou um recorde impressionante de velocidade durante os testes de um trem Maglev em um tubo de vácuo. Ao realizar testes em um tubo de baixo vácuo com apenas 2 km de comprimento, a CASIC anunciou ter atingido a incrível marca de mais de 623 km/h.

Embora os trens hyperloop tenham sido motivo de ceticismo em certas partes do mundo tecnológico, vistos como projetos ultrafuturistas com promessas grandiosas de velocidade e eficiência, há desafios práticos que colocam em dúvida sua viabilidade.

A ideia básica por trás do hyperloop é expandir os sistemas de tubos de vácuo do século XIX para acomodar trens Maglev inteiros, remover completamente o ar e impulsionar esses trens a milhares de quilômetros por hora, prometendo níveis incríveis de eficiência.

No entanto, críticos apontam os altos custos associados à construção e implementação de trens Maglev de alta velocidade, sem mencionar a necessidade de centenas ou milhares de quilômetros de tubos hermeticamente fechados, constantemente operados por bombas de vácuo. Além disso, há preocupações sobre os riscos potenciais em caso de qualquer problema em altas velocidades.

Apesar dessas preocupações, a CASIC parece determinada a prosseguir com o projeto. A empresa construiu uma seção de teste de 2 km de tubo de baixo vácuo em Yanggao, na província de Shanxi, marcando o maior comprimento já alcançado para esse tipo de instalação.

O recorde

Após meses de testes em velocidades mais baixas, a equipe da CASIC conduziu recentemente a primeira corrida de levitação magnética estável de seu veículo T-Flight, superando a marca de 623 km/h estabelecida em outubro do ano passado.

Embora a empresa considere esse teste bem-sucedido, validando a interação entre o tubo de teste, o veículo e a pista, isso é apenas o começo. A fase dois do projeto inclui a expansão da pista para 60 km, permitindo testes a uma velocidade alvo de 1.000 km/h.

Isso representa uma aceleração significativa em relação às atuais velocidades de trens maglev e até ultrapassa a velocidade de muitos aviões comerciais. A CASIC tem ambições futuristas para o sistema, com planos sugerindo uma conexão Wuhan-Beijing com uma velocidade máxima de 2.000 km/h.

Apesar do ceticismo em torno desse projeto, a CASIC se destaca como líder na corrida global pelo desenvolvimento de trens hyperloop em tubos de vácuo. Com uma receita robusta e uma vasta população, a empresa está bem posicionada para enfrentar os desafios e avançar na tecnologia de transporte do futuro.