Facebook Twitter Instagram
    Inopinado
    Facebook Twitter Instagram
    Inopinado
    Notícias

    Operação Ressaca | Polícia Federal | Prisão Miss Curitiba

    PacovioBy Pacovio19 de maio de 2010Nenhum comentário3 Mins Read

    PF prende ‘Fernandinho Beira-Mar’ do Paraná
    Quadrilha seria responsável pela distribuição de 100 quilos de cocaína na região a cada três meses

    Curitiba – A Polícia Federal (PF) prendeu, ontem (18/05/2010), o suspeito de ser o maior traficante de drogas da Região Metropolitana de Curitiba durante a Operação Ressaca, em Curitiba e em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Eder de Souza Conde, 35 anos, e outras dez pessoas tiveram mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara de Inquéritos Policiais, da Justiça Estadual, além dos bens imóveis, automóveis, contas correntes e CPFs bloqueados. A quadrilha seria responsável pela distribuição de 100 quilos de cocaína na região de Curitiba a cada três meses.

    A intenção das prisões e bloqueios de bens era interromper imediatamente as atividades da quadrilha que receberia a droga do Mato Grosso do Sul por meio terrestre para repassar a traficantes menores da região da Capital. As investigações começaram no Ministério Público estadual (MP-PR) há um ano, mas o nome de Conde já era conhecido desde a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico, em 2000.

    Segundo o superintendente da PF no Paraná, Maurício Valeixo, a polícia utilizou de técnica ”cirúrgica” para entender o modo de agir do grupo. Considerado o líder, Conde viajaria pessoalmente ao Estado vizinho para negociar a compra do entorpecente.

    De acordo com o coordenador da operação, delegado federal Wagner Mesquita, Conde estava se preparando para ir para uma fazenda próxima aos seus fornecedores e planejava utilizar uma aeronave para traficar. O que também chamou a atenção da polícia era a vida luxuosa que Conde tinha, sem um lastro financeiro que justificasse. A única empresa formal dele é um guincho que estaria inativo. Nenhum dos envolvidos declarava o patrimônio.

    Os demais presos durante a operação são parentes de Conde, empregados, duas ”mulas” e fornecedores diretos dele, além da namorada do suspeito, Suzimara de Lima Steff, segunda colocada no concurso Miss Curitiba 2010. Os 15 mandados de busca e apreensão resultaram no sequestro de cerca de 40 carros de luxo, entre eles duas BMW, um Porsche e uma Ferrari, e a casa de Conde no condomínio fechado Alphaville Graciosa. O lucro estimado que a quadrilha obtinha com o tráfico é de R$ 6 milhões ao ano.

    Segundo a PF, Conde também teria envolvimento na morte do Major da Polícia Militar (PM), Pedro Plocharski, em 2005, então subcomandante do 13º BPM e já foi investigado pela morte de ”Evinha do Pó”, em 2002, que na época dominava o tráfico de cocaína na Capital. Ele chegou a ser preso durante a Operação Tentáculos, em 2003, por ocasião da prisão de Luiz da Silva Pinto e foi apontado pelas autoridades como o ”Fernandinho Beira-Mar do Paraná”, embora não tenha relação com o traficante carioca nem indícios de ligação com facções criminosas.

    Os 11 foram presos por tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. Eles seriam encaminhados para a Penitenciária Federal de Catanduvas ainda ontem (18/05/2010).

    Mar­ce­la Ro­cha Men­des
    Equi­pe da Fo­lha

    Fonte: Folha de Londrina

    Pacovio
    • Website

    Posts Relacionados

    Operação Forlands da Polícia Federal contra lavagem de dinheiro do narcotráfico

    25 de abril de 2025

    800 pés de maconha às margens da BR em São José dos Pinhais

    23 de abril de 2025

    Conheça o Projeto Stargate da OpenAI

    22 de janeiro de 2025

    Comments are closed.

    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Gerenciar o consentimento

    Este site utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. 

    Funcional Sempre ativo
    O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
    Preferências
    O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
    Estatísticas
    O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
    Marketing
    O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
    Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
    Ver preferências
    {title} {title} {title}