Violência

Operação Rastrum da Polícia Federal e Polícia Civil do Paraná

Operação Rastrum prende sequestradores em Curitiba e região metropolitana

A Polícia Federal e a Polícia Civil do Paraná cumpriram, nesta segunda-feira (21/10/2024), quatro mandados de prisão e seis de busca e apreensão contra um grupo criminoso envolvido em um sequestro.

A operação ocorre simultaneamente em Curitiba e nos municípios de São José dos Pinhais, Pinhais, Colombo e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação conta com o apoio aéreo de helicópteros do G.O.A. (Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil do Estado do Paraná) e o uso de cães policiais da PCPR.

A investigação apura o crime de extorsão mediante sequestro ocorrido no dia 13 de setembro de 2024, no qual as vítimas foram violentamente agredidas pelos sequestradores. Os criminosos levaram a vítima para sua residência, onde atraíram um funcionário. Ambos foram mantidos reféns e agredidos enquanto os sequestradores buscavam dinheiro oculto na casa.

De acordo com o delegado chefe do grupo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especializada (TIGRE) da Polícia Civil, a investigação apura o crime de extorsão mediante sequestro ocorrido no dia 13 de setembro de 2024, no qual as vítimas foram “violentamente agredidas pelos sequestradores”. Ainda, segundo o delegado, o grupo criminoso foi identificado após “minuciosa investigação”.

Segundo as investigações, os suspeitos fingiam ser policiais. Durante o cumprimento dos mandados judiciais, conforme a Polícia Civil, foram apreendidas armas de fogo, munições, cerca de R$ 20 mil em espécie, colete balístico, giroflex e celulares.

Ainda de acordo com as investigações, os criminosos esquentaram pedaços de ferro e facas para queimar as vítimas e forçá-las a revelar onde havia dinheiro – porém, não havia valores na residência, e o grupo acabou saindo sem levar dinheiro, diz o delegado.

Os nomes dos suspeitos não foram revelados.

Operação Rastrum TIGRE - Polícia Federal
Operação Rastrum TIGRE - Polícia Federal - GOA
Operação Rastrum - DRE Polícia Federal - TIGRE e GOA Polícia Civil

Fonte: G1, R7, BandaB e Bem Paraná.