Facebook Twitter Instagram
    Inopinado
    Facebook Twitter Instagram
    Inopinado
    Violência

    Operação Forças Unidas (PF – PM – PC)

    PacovioBy Pacovio5 de março de 2008Nenhum comentário3 Mins Read
    A Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Federal prenderam nesta terça-feira (04/03/08) durante a Operação “Forças Unidas”, 47 pessoas acusadas de envolvimento com o crime de contrabando e descaminho, formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, na região Noroeste do Paraná.
    .
    Entre os detidos, estão 36 policiais militares, nove policiais civis, dois vereadores (um de Ivaté outro de Cruzeiro do Oeste) e o vice-prefeito de Alto Paraíso.
    .
    Toda a operação é o resultado de um procedimento de investigação da Justiça Federal em Umuarama/PR, que alega a possibilidade de haver ligações com o atentado cometido contra o juiz federal Jail Benites de Azambuja, em Umuarama, no Noroeste do Paraná, na noite de quinta-feira (28/02/08) passada. Todos os mandados foram expedidos pelo próprio juiz, vítima da intimidação.
    .
    “Nós não tivemos conhecimento e informações sobre as investigações feitas pela Justiça Federal. Mas, nós cumprimos a determinação da Justiça. que era de prender estes policiais numa operação de apoio à Polícia Federal”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
    .
    Ao todo, foram empregados na ação 120 policiais militares e civis e mais 46 policiais federais. As prisões aconteceram nas cidades de Umuarama, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Cianorte e Cruzeiro do Oeste, todas baseadas em mandados de prisão e também de busca e apreensão expedidos pelo juiz federal.
    .
    TESTEMUNHA – De acordo com o superintendente da Polícia Federal no Paraná, Delci Teixeira, na madrugada de domingo passado, uma testemunha, que não teve o nome revelado, teria contado informações fundamentais sobre a quadrilha que estaria envolvida com contrabando de cigarros e eletrônicos para a Justiça Federal. Estas informações basearam a expedição dos mandados judiciais e teriam revelado ligações entre a quadrilha e o atentado, segundo a Polícia Federal.
    .
    Teixeira disse que, após o depoimento da “testemunha-chave”, a PF começou a programar a ação e solicitou o auxílio da Secretaria da Segurança Pública. “Sem a ajuda da Secretaria da Segurança, da Polícia Militar e Civil, certamente não conseguiríamos deflagrar a ação e ter um sucesso tão grande”, ressaltou.
    .
    Agora, o procedimento da Justiça Federal que investigava a quadrilha se transforma em um inquérito policial que será conduzido pela Polícia Federal.
    .
    Segundo o secretário Delazari, os mandados de prisão temporária servem justamente para subsidiar as investigações. “Agora, com todos presos, a polícia investigará para descobrir o grau de envolvimento de cada um com a quadrilha”, explicou.
    .
    O secretário ainda esclareceu que nas cidades onde policiais foram presos acontecerá uma rápida reestruturação. “Contra os policiais presos serão abertos procedimentos investigativos dentro de suas instituições e tudo será apurado com o máximo de rigor”, explicou Delazari. Todos os policiais detidos devem ser transferidos para Curitiba.
    .
    EXCLUSÕES – Desde 2003, a Secretaria da Segurança Pública (Sesp) tem combatido com rigor os maus policiais. Para isso, tem deflagrado várias operações contra o crime organizado que, de acordo com o secretário Luiz Fernando Delazari, utiliza indiscriminadamente servidores públicos em seus esquemas. Desde 2003 até o final de 2007, já foram presos 177 policiais civis e 854 policiais militares. Excluídos já são 99 policiais civis e 186 PMs.
    “O crime organizado não usa servidores públicos apenas no Paraná. Isso acontece no mundo inteiro e, por isso, temos combatido com o máximo do rigor os crimes cometidos pelos policiais”, afirmou o secretário.
    Pacovio
    • Website

    Posts Relacionados

    Operação Forlands da Polícia Federal contra lavagem de dinheiro do narcotráfico

    25 de abril de 2025

    800 pés de maconha às margens da BR em São José dos Pinhais

    23 de abril de 2025

    Operação Pó de Serra da Polícia Federal contra tráfico de entorpecentes

    12 de novembro de 2024

    Comments are closed.

    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Gerenciar o consentimento

    Este site utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. 

    Funcional Sempre ativo
    O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
    Preferências
    O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
    Estatísticas
    O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
    Marketing
    O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
    Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
    Ver preferências
    {title} {title} {title}