Facebook Twitter Instagram
    Inopinado
    Facebook Twitter Instagram
    Inopinado
    Tecnologia

    Alerta! Satélite ERS-2 da ESA vai se desintegrar na atmosfera

    PacovioBy Pacovio20 de fevereiro de 2024Atualizado:20 de fevereiro de 2024Nenhum comentário3 Mins Read
    satélite ERS-2 da ESA
    satélite ERS-2 da ESA

    Um satélite desativado da Agência Espacial Europeia (ESA) vai cair na Terra nesta semana, depois de mais de uma década de sua missão de observação da Terra terminar. O satélite ERS-2 da ESA foi lançado em abril de 1995 e coletou dados sobre a terra, os oceanos e as calotas polares, além de monitorar desastres naturais. A ESA preparou o fim do satélite mesmo antes de sua missão principal terminar, realizando 66 manobras em julho e agosto de 2011. Essas manobras “usaram o combustível restante do satélite e reduziram sua altitude média de 785 km (488 milhas) para cerca de 573 km (356 milhas) a fim de reduzir muito o risco de colisão com outros satélites ou detritos espaciais e garantir que a órbita do satélite decaísse o suficiente para que ele reentrasse na atmosfera da Terra nos próximos 15 anos”, escreveram os funcionários da ESA em um FAQ sobre a reentrada.

    Como será a reentrada

    O satélite ERS-2 da ESA é um grande satélite, com uma massa atual de cerca de 2,3 toneladas métricas. Ele não contém materiais tóxicos, mas alguns fragmentos podem chegar à superfície. A ESA disse que, a cerca de 80 km (50 milhas) acima da Terra, o satélite se desintegrará em pequenos pedaços. A maioria deles se queimará na atmosfera. Mas há uma chance muito pequena de que algum pedaço caia na cabeça de alguém. No entanto, essa chance é muito baixa. Segundo algumas estimativas recentes, você tem cerca de 65 mil vezes mais chances de ser atingido por um raio do que por um pedaço de detrito espacial. Portanto, é provável que você esteja seguro na quarta-feira.

    Quando e onde o satélite da ESA cairá

    Como o satélite fez um “decaimento natural”, a ESA não pode prever exatamente quando ou onde o satélite cairá na Terra, mas estimou que isso aconteceria em fevereiro de 2024. À medida que o fim do satélite se aproxima, a ESA tem emitido atualizações. No fim de semana, o Escritório de Detritos Espaciais da ESA divulgou sua última previsão de reentrada, dizendo que o satélite provavelmente se queimará na atmosfera da Terra na manhã de quarta-feira, com uma margem de cerca de 18 horas. A previsão e a localização da reentrada ficarão mais precisas à medida que o satélite se aproximar do fim. A ESA está sendo tão transparente sobre o satélite ERS-2 da ESA porque está trabalhando para se tornar um líder global em sustentabilidade espacial e na redução de detritos orbitais.

    ESA Espaço satélite ERS-2 da ESA
    Pacovio
    • Website

    Posts Relacionados

    Conheça o Projeto Stargate da OpenAI

    22 de janeiro de 2025

    Sétimo teste de voo da Starship – Próximo lançamento da SpaceX

    13 de janeiro de 2025

    Assista Wild Wild Space da HBO

    9 de julho de 2024

    Comments are closed.

    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Gerenciar o consentimento

    Este site utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. 

    Funcional Sempre ativo
    O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
    Preferências
    O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
    Estatísticas
    O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
    Marketing
    O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
    Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
    Ver preferências
    {title} {title} {title}