Especialista: IA Autoconsciente em 10 Anos
Especialista russo afirma que a inteligência artificial (IA) pode ser autoconsciente ‘dentro de uma década’.
Programas poderosos podem até ser construídos sem um computador quântico, segundo Ruslan Yunusov.
A IA poderá tornar-se autoconsciente nos próximos dez anos, mesmo sem o uso de computadores quânticos especiais, afirmou o pesquisador russo Ruslan Yunusov em entrevista à TASS publicada na quinta-feira.
Os computadores quânticos – que utilizam as propriedades da física quântica para armazenar dados e realizar operações – ainda estão nos estágios iniciais de desenvolvimento e atualmente possuem capacidades limitadas. No entanto, Yunusov explicou que eles são “um pouco semelhantes ao modelo associativo do cérebro humano”, o que poderia torná-los um candidato adequado para desenvolver IA consciente.
Segundo o especialista, que é co-fundador do Centro Quântico Russo, uma “inteligência artificial verdadeiramente forte, capaz de autoconsciência, pode ser construída em um computador quântico”.
No entanto, o desenvolvimento de IA autoconsciente não requer necessariamente um computador quântico, sugeriu Yunusov, argumentando que computadores com processadores baseados em silício também poderiam ser usados. Para que isso acontecesse, seria necessário “um aumento múltiplo no poder do sistema de computação e um aumento significativo na eficiência dos algoritmos matemáticos utilizados”, disse o especialista.
A probabilidade de criação de IA autoconsciente na próxima década “não é mais negligenciável” e pode “realmente acontecer”, concluiu.
Yunusov, que também atua como conselheiro do diretor geral da empresa estatal russa de energia atômica Rosatom, participará na próxima semana de discussões sobre o desenvolvimento de computadores quânticos no Fórum de Tecnologias do Futuro, em Moscou. Em junho, ele previu que os primeiros computadores quânticos russos poderiam ser conectados a uma plataforma de computação quântica em nuvem dentro de 18 meses, permitindo que as pessoas os utilizassem através de navegadores de internet.
À medida que países de todo o mundo continuam a investir fortemente no desenvolvimento da IA, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou em Novembro que a tecnologia abre efetivamente “um novo capítulo” da existência humana. Está a ser cada vez mais implementado em todas as esferas da vida, incluindo a ciência, a educação e a saúde, observou o líder russo.
Putin descreveu o rápido desenvolvimento da IA generativa, capaz de criar imagens e texto, como uma “conquista notável da mente humana”. No entanto, ele também reconheceu que o aparecimento da IA levanta uma série de questões éticas, morais e sociais relativamente à sua utilização potencial.
O líder russo sugeriu que, uma vez que era virtualmente “impossível” travar o desenvolvimento da IA, os países deveriam desenvolver diretrizes para a sua utilização baseadas em valores e cultura tradicionais, o que garantiria “sistemas de IA fiáveis, transparentes e seguros para os seres humanos”.