Descoberta de sucuri gigante
Tecnologia

Sucuri Gigante: Uma Nova Descoberta na Amazônia

Pesquisadores dedicados à exploração da Floresta Amazônica se depararam com uma espécie inédita de serpente, que, segundo boatos, é a maior do planeta. Esta descoberta de sucuri gigante tem causado grande alvoroço na comunidade científica.

A Descoberta de Sucuri Gigante na Floresta Amazônica

Um grupo de cientistas da Universidade de Queensland embarcou para a Amazônia equatoriana com o objetivo de investigar a sucuri-verde do norte (Eunectes akayima), uma espécie até então desconhecida. O povo Waorani os convidou para observar as anacondas, que são “consideradas as maiores existentes”, conforme relatado pelos pesquisadores.

Expedição na Região de Bameno e a Descoberta de Sucuri Gigante

A equipe se aliou aos caçadores locais em uma jornada de 10 dias pela região de Bameno, no Território Waorani de Baihuaeri. Após isso, eles navegaram pelo sistema fluvial e “encontraram várias anacondas escondidas nas águas rasas, à espera de suas presas”, conforme declarou o Professor Bryan Fry, biólogo da Universidade de Queensland e líder da equipe.

As anacondas são serpentes constritoras gigantes e não venenosas que habitam áreas aquáticas ou próximas a elas em regiões quentes da América do Sul.

Encontro com a Anaconda Gigante

“A magnitude dessas criaturas magníficas era inacreditável – uma anaconda fêmea que encontramos tinha impressionantes 6,3 metros de comprimento”, disse Fry sobre a descoberta de sucuri gigante, que foi documentada durante as filmagens para a próxima série “Pole to Pole with Will Smith” da National Geographic.

Os membros da equipe também mencionaram que ouviram relatos de que serpentes de 7,5 metros e 500 quilos foram avistadas na região.

Sucuris-Verdes: As Serpentes Mais Pesadas do Mundo

As sucuris-verdes são as serpentes mais pesadas do mundo, conforme registrado pelo Museu de História Natural do Reino Unido. O exemplar mais pesado já registrado pesava 227 quilos, media 8,43 metros de comprimento e 1,11 metros de largura. Enquanto isso, outra espécie, a píton-reticulada, costuma ser mais longa – frequentemente ultrapassando 6,25 metros de comprimento – porém, é mais leve.

Descobertas Genéticas Significativas

No entanto, os especialistas que estudam essas criaturas descobriram que a nova espécie de sucuri-verde do norte divergiu da sucuri-verde do sul há quase 10 milhões de anos e diferem geneticamente em 5,5%.

“Isso é bastante significativo – para colocar em perspectiva, os seres humanos diferem dos chimpanzés em apenas cerca de 2%”, disse Fry. As descobertas são descritas no jornal MDPI Diversity.

Ameaças à Amazônia

A equipe então comparou os genes da anaconda-verde com outros espécimes em outros lugares para avaliá-los como espécies indicadoras da saúde dos ecossistemas e alertou que a Amazônia está enfrentando numerosas ameaças.

“O desmatamento da bacia amazônica devido à expansão agrícola resultou em uma perda estimada de habitat de 20-31%, o que pode afetar até 40% de suas florestas até 2050”, disse Fry.

A degradação do habitat, os incêndios florestais, a seca e as mudanças climáticas ameaçam espécies raras como as anacondas, que existem em ecossistemas tão raros, acrescentou.