Astronauta russo Oleg Kononenko
Tecnologia

Cosmonauta Oleg Kononenko bate recorde mundial de permanência no espaço

O cosmonauta Oleg Kononenko estabeleceu um novo recorde mundial ao acumular mais dias no espaço, superando a marca anterior de 878 dias alcançada por Gennady Padalka, seu compatriota. Essa conquista foi alcançada no domingo, 4 de junho, conforme divulgado pela Agência Espacial Russa Roscosmos.

Segundo a Roscosmos, Kononenko está programado para atingir aproximadamente 1.000 dias no espaço em 5 de junho, com um total projetado de 1.110 dias até o final de setembro. Em uma entrevista à agência de notícias russa TASS, realizada na Estação Espacial Internacional (ISS), onde ele atualmente orbita a cerca de 423 km da Terra, Kononenko enfatizou que sua principal motivação não é buscar recordes. Ele afirmou: “Eu viajo para o espaço para realizar o que mais amo, não para estabelecer recordes”.

O percurso espacial de Kononenko começou com o cumprimento de seu sonho de infância de explorar o espaço. Após a graduação em um instituto de engenharia, ele passou pelo rigoroso treinamento de astronauta. Seu primeiro voo espacial ocorreu em 2008, e sua missão atual na ISS foi lançada no ano passado por meio de uma Soyuz MS-24.

Apesar das tensões políticas entre Rússia e Estados Unidos, a ISS continua a ser um notável projeto internacional de colaboração. Em dezembro, a Roscosmos anunciou a prorrogação do programa de voo conjunto com a NASA para a ISS até 2025. Essa decisão foi tomada mesmo diante das tensões diplomáticas resultantes da invasão da Ucrânia pela Rússia há quase dois anos. Em resposta a essa ação, Washington enviou armamentos para Kiev e impôs várias rodadas de sanções a Moscou.