Cientistas Intrigados: Cogumelo Cresce em Sapo Vivo na Índia!
Cientistas fizeram uma descoberta surpreendente nas encostas dos Ghats Ocidentais na Índia – um cogumelo crescendo do lado do sapo. Esta é a primeira vez que um cogumelo foi observado crescendo de um ser vivo.
Em 19 de junho de 2023, os pesquisadores descobriram vários “sapos de dorso dourado de Rao” em uma lagoa alimentada por água da chuva à beira da estrada nas encostas das cordilheiras de Kudremukha em Mala, Karkala, em Karnataka. Mas um dos sapos tinha o que parecia ser um crescimento de cor branca saindo do lado direito de seu corpo. Como se viu, era um cogumelo crescendo de um sapo vivo.
O sapo não foi capturado, em vez disso, os pesquisadores tiraram fotos dele e documentaram em uma nota publicada na revista Répteis e Anfíbios. Especialistas em fungos que olharam as imagens identificaram o crescimento branco como um cogumelo Bonnet, que geralmente cresce em madeira morta e apodrecida.
Existem muitos fungos que crescem em uma relação simbiótica com outros organismos. Também existem alguns que são parasitas e podem causar infecções como mucormicose, mais comumente conhecida como “fungo preto”. Mas esta é a primeira vez que um cogumelo foi observado crescendo em um organismo vivo, de acordo com The Independent.
“Até onde sabemos, nunca foi documentado um cogumelo brotando do flanco de um sapo vivo. O sapo não foi coletado, então nenhum prognóstico é possível”, escreveram os pesquisadores no artigo.
Existem muitas teorias sobre como o cogumelo começou a crescer lá, especialmente considerando que as condições úmidas dos Ghats Ocidentais teriam fornecido um ótimo ambiente para crescer. Mas como o sapo não foi capturado, não está claro como exatamente o cogumelo estava crescendo. Também não pode ser determinado como o crescimento do cogumelo está afetando o sapo.
Os pesquisadores expressam preocupação com a descoberta porque já existe um fungo que ameaça mais de 700 espécies de anfíbios em todo o mundo: Batrachochytrium dendrobatidis. Causa a doença quitridiomicose, que pode causar mortes esporádicas em algumas populações, enquanto tem uma taxa de mortalidade de 100% em outras. Não existem medidas eficazes conhecidas para controlar sua propagação e proteger diferentes espécies de sapos. Mas não é como se não houvesse pistas.
O especialista em cogumelos Bonnet e micologista Christoffer Bugge Harder disse ao The New York Times que o crescimento parece um cogumelo Bonnet, mas também pode ser algo parecido. Harder e sua equipe de pesquisa recentemente descobriram que Mycena (cogumelo Bonnet) pode crescer não apenas em madeira em decomposição, mas também nas raízes vivas das árvores. Isso significa que o gênero do cogumelo pode mudar de uma relação simbiótica para um parasita ou decompositor.
Mas mesmo isso é nada mais que uma hipótese no melhor dos casos e os cientistas precisam de muito mais informações antes de encontrar uma conclusão para o mistério.
Sydney Glassman, uma ecologista de fungos da Universidade da Califórnia em Riverside, disse ao NYT que ela nem mesmo está convencida de que o crescimento é mesmo um cogumelo. Os pesquisadores precisarão de muito mais evidências, como amostras de esporos e genéticas, antes de identificá-lo conclusivamente como um cogumelo Bonnet ou, de fato, um cogumelo de qualquer tipo.
Pingback: Lobos de Chernobyl possuem genoma anti-câncer | Inopinado