Facebook Twitter Instagram
    Inopinado
    Facebook Twitter Instagram
    Inopinado
    Militar

    De Tropa.de.Elite@edu para GeneralEnzo.gov

    PacovioBy Pacovio18 de junho de 2008Nenhum comentário3 Mins Read
    General Enzo Peri, Senhor Comandante do Exército,

    Os abaixo-assinados, ministros da Guerra e do Exército na paz e na guerra, na ditadura e na democracia, encaminham-lhe a presente solicitação: afaste a tropa dos morros cariocas, Exército não é polícia. Pedimos que faça isso porque sabemos como vai acabar essa irresponsabilidade de engajar recrutas no interesse das quadrilhas políticas do Rio de Janeiro. Daqui de nosso posto de observação, vemos o que vai acontecer, mas não podemos revelar.

    Decidimos relembrar um caso do nosso tempo, o dos maconheiros do 1º Batalhão de Infantaria Blindada. Em 1971, um capitãozinho de 29 anos arvorou-se em polícia, prendeu quinze soldados, baixou-lhes o pau e morreram quatro. Um IPM de fancaria concluiu que dois desertores haviam matado os colegas. Tudo mentira. Tivemos que ouvir calados vários sermões daquele bispo comunista de Volta Redonda. O comandante do quartel acabou condenado a sete anos de cadeia (pagou seis meses) e o capitão a 84 anos (pagou menos de um décimo). Um comando incapaz contribuiu para a morte dos soldados e destruiu a carreira do capitão.

    Pense na educação que demos ao tenente da chacina da Mineira. Ele tem 25 anos e não o formamos para trilhar a senda da delinqüência policial.

    General Enzo: Não somos meganha. Oito signatários deste apelo foram ministros durante a última ditadura. Eles insistem para que se registre: a militarização das operações de segurança nacional foi saudada por todo o grande empresariado e todas as grandes empresas de comunicação do país. Repetindo: todas. (Nessa época o senhor era um capitão-aluno do Instituto Militar de Engenharia, e perseguia radicais aritméticos.) Quando o povo foi para a rua e nós voltamos para os quartéis, a conta ficou toda conosco. Mesmo assim, ninguém teve a ousadia de apedrejar nosso glorioso Quartel-General.

    No caso dos três garotos presos no Morro da Providência, posteriormente achados num lixão, o escriba do Comando Leste disse que “os elementos detidos foram encaminhados à presença do comandante da tropa que, depois de ouvi-los, determinou que fossem liberados. Após a liberação, as tropas do Exército não voltaram a ter contato com os elementos citados.”

    Falso, eles foram entregues aos Amigos dos Amigos, no Morro da Mineira. Essa nota ofendeu os fatos e o pundonor da tropa. Peça aos escribas que abandonem a expressão “elemento”. Isso é linguagem de delegacia. O Brasil é povoado por cidadãos. Elementos são o cobre, o lantânio, ou mesmo o molibdênio.

    Oferecemos duas propostas e uma excentricidade. Vão enumeradas, para sua escolha:

    • Dos generais Eurico Dutra e Costa e Silva: “Retire o contingente, em silêncio, sem comentários. Garantimos que ninguém vai cobrar.”

    • Dos generais Henrique Lott e Walter Pires: “Telefone para o governador Sérgio Cabral e avise que, a partir de agora, o general do Comando Leste dará entrevistas na Europa e o mandatário subirá o morro.”

    • O general Orlando Geisel sugere o cerco e ocupação de dois próprios estaduais. Primeiro, toma-se a Assembléia Legislativa. Depois, passa-se ao segundo objetivo, que só será revelado após a consecução do primeiro.

    Seus camaradas subscrevem-se, respeitosamente.

    (Seguem-se 58 assinaturas.)

    Elio Gaspari é jornalista.

    Pacovio
    • Website

    Posts Relacionados

    Caça russo Sukhoi Su-57M repaginado

    6 de fevereiro de 2024

    Dilma vetou integralmente PLS 244, de 2009

    1 de agosto de 2013

    Prefeito Barbosa Neto do PDT foi cassado em Londrina/PR

    30 de julho de 2012

    Comments are closed.

    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Gerenciar o consentimento

    Este site utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. 

    Funcional Sempre ativo
    O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
    Preferências
    O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
    Estatísticas
    O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
    Marketing
    O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
    Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
    Ver preferências
    {title} {title} {title}