Metal Gear Solid PS1 remasterizado
Games

Remasterização PS1: Indie Dev eleva clássicos para 4K

Um desenvolvedor independente, usando sua própria engine de jogo, para, fielmente, remasterizar jogos originais do PlayStation em 4K a 60 FPS.
The Last Night é um belíssimo jogo 2.5D que mescla visuais modernos e retrô, e agora o desenvolvedor está levando sua tecnologia aos jogos originais do PlayStation.

The Last Night, do estúdio independente Odd Tales, é um jogo visualmente deslumbrante em 2.5D ambientado em um mundo pós-cyberpunk que combina visuais retrô e modernos. É um jogo pelo qual estamos esperando há anos e, mesmo que ainda esteja em desenvolvimento, não há notícias sobre quando poderá ser lançado. Tim Soret disse ao PCGamer alguns anos atrás que a equipe estava dedicando seu tempo construindo o mundo e a tecnologia “tijolo por tijolo”, mas não ouvimos falar da equipe há um tempo.

Ontem, recebemos um novo tópico de Tim Soret em X que não tanto fornece uma atualização sobre The Last Night quanto mostra como o estúdio está usando sua pilha de tecnologia para remasterizar jogos originais do PlayStation, apresentando-os em widescreen 4K HDR a 60 FPS. Para demonstrar, ele apresentou imagens do Metal Gear Solid original, alternando entre os visuais originais e remasterizados, e os resultados foram fantásticos.

“Estou muito insatisfeito com os remasters do PSX”, escreve Tim Soret. “São ou preguiçosos (MGS) ou desrespeitosos (Tomb Raider). Mudar os elementos de arte não é preservação [e] a pura emulação é preguiçosa. A estética do PSX pode ficar absolutamente deslumbrante em 4K HDR com técnicas especiais para manter o charme da era.”
Ele adiciona que o estúdio está explorando opções para ajudar a preservar títulos mais antigos usando sua tecnologia, permitindo que os jogos sejam jogados como originalmente apareceram e com novos visuais atualizados em 4K que, francamente, parecem incríveis porque não mudam a sensação geral de jogar jogos do PlayStation nos anos 1990.

Como funciona é fascinante; a engine não “atualiza” os visuais originais para fazê-los se encaixar com a engine e tecnologia – a engine é rebaixada para recriar o clássico “visual do PSX” que inclui efeitos de distorção de textura e dithering. E a partir disso, recursos modernos como shaders melhorados, pós-processamento, iluminação volumétrica e outros efeitos podem ser facilmente adicionados. Tim se gaba da precisão de cor 1:1 entre os visuais originais e a nova apresentação em 4K.

Ele mostra uma demonstração de adicionar vento e neblina volumétricos ao Metal Gear Solid que podem ser ativados ou desativados.

“O objetivo dessa tecnologia é explorar o potencial de ‘Odd Remasters'”, conclui Tim, destacando que os jogos do PlayStation e o hardware fizeram os jogos terem uma certa aparência. “Sinto que ninguém [conseguiu] descobrir como remasterizar jogos do PS1. Minha visão é permitir que você ajuste sua experiência exatamente como deseja, recurso por recurso, de 100% original a 100% moderno.”

Adoraríamos ver a Sony usando essa tecnologia para todos os jogos do PS1 lançados no PlayStation Plus.

Fonte: TweakTown