Triunfo do segundo voo Starship
Espaço

Starship – veja como a SpaceX está mudando o futuro da exploração espacial!

Triunfo do Segundo Voo

O triunfo do segundo voo experimental da Starship e do Super Heavy atingiu diversos marcos significativos à medida que prosseguimos com o aprimoramento das habilidades do sistema de lançamento mais potente já criado.

No dia 18 de novembro de 2023, a Starship decolou com êxito às 7h02 CT da Starbase, no Texas. Todos os 33 motores Raptor no Super Heavy Booster foram acionados com sucesso e, pela primeira vez, realizaram uma queima de duração total durante a subida. A Starship, então, realizou uma separação em estágio quente com sucesso, a primeira vez que essa técnica foi executada com sucesso com um veículo deste porte.

Super Heavy em Ação

Após a separação de estágio, o Super Heavy iniciou sua queima de retorno, que envia comandos para 13 dos 33 motores Raptor do veículo para impulsionar o foguete em direção ao seu local de pouso pretendido. Durante esta queima, vários motores começaram a desligar antes que um motor falhasse de forma energética, levando rapidamente a uma desmontagem não programada (RUD) rápida do propulsor. A quebra do veículo ocorreu mais de três minutos e meio após o voo, a uma altitude de aproximadamente 90 km sobre o Golfo do México.

A causa mais provável para a RUD do propulsor foi determinada como bloqueio de filtro onde o oxigênio líquido é fornecido para os motores, levando a uma perda de pressão de entrada nas turbinas de oxidação do motor que eventualmente resultou em uma falha de um motor de uma maneira que resultou na perda do veículo. Desde então, a SpaceX implementou mudanças de hardware dentro dos tanques de oxidação de futuros propulsores para melhorar as capacidades de filtragem de propelente e refinou as operações para aumentar a confiabilidade.

Triunfo do Segundo VooAscensão da Starship

Na separação do veículo, o estágio superior da Starship acendeu com sucesso todos os seis motores Raptor e voou uma ascensão normal até aproximadamente sete minutos de voo, quando uma ventilação planejada do excesso de propelente de oxigênio líquido começou. Propulsante adicional foi carregado na espaçonave antes do lançamento para reunir dados representativos de futuras missões de implantação de carga útil e precisava ser descartado antes da reentrada para atender às metas de massa de propelente necessárias no splashdown.

Um vazamento na seção traseira da espaçonave que se desenvolveu quando a ventilação de oxigênio líquido foi iniciada resultou em um evento de combustão e incêndios subsequentes que levaram a uma perda de comunicação entre os computadores de voo da espaçonave. Isso resultou em uma parada comandada de todos os seis motores antes da conclusão da queima de ascensão, seguida pela detecção de uma violação de regra da missão pelo Sistema de Segurança de Voo Autônomo e ativação do sistema de término de voo, levando à desmontagem do veículo. A conclusão do teste de voo ocorreu quando a espaçonave estava a uma altitude de aproximadamente 150 km e uma velocidade de aproximadamente 24.000 km/h, tornando-se a primeira Starship a chegar ao espaço sideral.

Melhorias Futuras

A SpaceX implementou mudanças de hardware em próximas espaçonaves Starship para melhorar a redução de vazamentos, proteção contra incêndios e operações refinadas associadas à ventilação de propelente para aumentar a confiabilidade. A mudança anteriormente planejada de um sistema de direção hidráulica para os motores Raptor do veículo para um sistema completamente elétrico também remove fontes potenciais de inflamabilidade. “Triunfo do Segundo Voo” é um marco importante na jornada da SpaceX para conquistar o espaço.

Aprimoramentos Pós-Lançamento do Triunfo do Segundo Voo

O defletor de chamas resfriado a água e outras melhorias na plataforma, implementadas após o primeiro voo de teste da Starship, funcionaram como previsto, necessitando de um mínimo de trabalho pós-lançamento para estar pronto para os testes de veículos e o próximo voo de teste integrado.

Após o voo de teste, a SpaceX liderou os esforços de investigação sob a supervisão da FAA, com a participação da NASA e do National Transportation Safety Board.

Atualizações Futuras

As atualizações resultantes do voo de teste farão sua estreia nos próximos veículos Starship e Super Heavy a serem lançados do Starbase no Voo 3. A SpaceX também está implementando melhorias de desempenho planejadas, incluindo a estreia de um novo sistema eletrônico de Controle de Vetor de Empuxo para os motores Raptor do estágio superior da Starship e aprimorando a velocidade das operações de carregamento de propelente antes do lançamento.

Prontos para Voar

Mais Starships estão prontas para voar, colocando hardware de voo em um ambiente de voo para aprender o mais rápido possível. A melhoria contínua é essencial à medida que trabalhamos para construir um sistema de lançamento totalmente reutilizável capaz de transportar satélites, cargas úteis, tripulação e carga para uma variedade de órbitas e locais de pouso terrestre, lunar ou marciano. O “Triunfo do Segundo Voo” é um passo importante nesta jornada.