Mimas - lua de Saturno
Espaço

Lua de Saturno, Mimas, Possui Oceano Subterrâneo

Cientistas encontraram indícios de um vasto reservatório de água sob a cobertura de gelo de Mimas, uma das luas de Saturno. Este achado destaca Mimas como um dos muitos corpos celestes possivelmente abrigando oceanos.

Valéry Lainey, do Observatório de Paris, destacou que a presença de água líquida em Mimas sugere que esse fenômeno pode ocorrer em diversos locais do universo.

A existência desse oceano eleva a perspectiva de vida extraterrestre, pois a interação entre a água e o núcleo rochoso de Mimas poderia gerar a energia química necessária para sustentar organismos vivos.

A descoberta, divulgada na Nature, sugere que o oceano mimense é relativamente jovem, formado há cerca de 25 milhões de anos, em comparação com os oceanos terrestres, que datam de cerca de 4 bilhões de anos.

Lua Mimas e Saturno
Lua Mimas e Saturno

Valéry Lainey ficou pasmo com a descoberta. “Se observarmos a superfície de Mimas, não há nada que aponte para um oceano subterrâneo. Essa é, de longe, a candidata mais inesperada”, disse. Entretanto, certas peculiaridades orbitais de Mimas levantaram as suspeitas dos astrônomos.

Essas características poderiam ser explicadas ou pela existência de um núcleo alongado coberto por gelo, ou por um oceano interno. Após examinarem milhares de imagens da missão Cassini, Lainey e seus colegas reconstruíram a rotação da lua e seu deslocamento ao redor de Saturno.

Não restaram incertezas. “Não há como justificar a rotação de Mimas e a órbita com um interior rígido”, acrescentou Lainey. “É definitivamente imprescindível a presença de um oceano global sobre o qual a plataforma gelada possa deslizar.”