Astronautas da Turquia, Itália e Suécia retornam à Terra
Astronautas da Turquia, Itália e Suécia retornaram à Terra na sexta-feira, encerrando uma missão privada de três semanas na Estação Espacial Internacional.
O trio foi acompanhado por um astronauta aposentado da NASA que agora trabalha para a Axiom Space, a empresa de Houston que organizou o voo fretado. A tripulação retornou em uma cápsula da SpaceX que pousou de paraquedas no Oceano Atlântico, ao largo da costa da Flórida.
A Turquia celebrou o lançamento de Alper Gezeravci do Cabo Canaveral no mês passado. Um ex-piloto de caça e capitão da Turkish Airlines, ele se tornou a primeira pessoa de seu país a voar ao espaço.
Gezeravci foi acompanhado na viagem pelo coronel da Força Aérea Italiana, Walter Villadei, Marcus Wandt, da Suécia, um ex-piloto de caça escolhido como astronauta reserva pela Agência Espacial Europeia em 2022, e Michael Lopez-Alegria, seu acompanhante.
A Turquia, a Itália e a Suécia financiaram a missão, pagando aproximadamente US$ 55 milhões cada. Foi a terceira missão privada da Axiom para a estação espacial; a quarta está planejada para mais tarde este ano.
Antes de deixar a estação espacial, Gezeravci agradeceu ao seu país por sua “decisão audaciosa e determinada” de enviar um cidadão ao espaço como parte do seu centenário como república.
Enquanto estavam em órbita, os astronautas conduziram experimentos científicos e conversaram com estudantes e autoridades de seus países. Eles aproveitaram alguns dias extras na estação espacial, aguardando o tempo melhorar na zona de pouso.